quarta-feira, 14 de maio de 2014

E foi assim que tudo começou...

Olá queridas,  hoje decidi pôr em prática o desejo de três anos de compartilhar e trocar idéias dessa experiência que é ser uma "mãe especial". É assim que me sinto. Especial antes de tudo só em ser mãe e depois por ter a mim confiada uma criaturinha que precisa de atenção ainda mais intensa.  Então,  vou-me apresentar e depois espero conhecer também muitas de vocês.  Meu nome é Mercia, sou mãe de João, hoje com 7 anos e de Pedro com 3 anos. Sou Terapeuta Ocupacional, mas minha profissão principal atualmente, sem dúvida, é ser mãe. Na gestação de Pedro fui diagnosticada com placenta prévia por volta dos cinco meses. Diminui o ritmo de trabalho e aos seis meses o médico solicitou que não mais retornasse. Fui seu primeiro caso de placenta prévia em seus mais de vinte anos de profissão.  Recebi orientações de repousar e não fazer mais nenhum esforço físico. Segui todas elas, mas tinha a certeza de que nada nos afetaria. Dia 14 de maio de 2011, no entanto, despertei com um sangramento e fomos às pressas ao hospital.  Chamamos a avó paterna para ficar com o João e ,antes de sair, acordei-o para explicar que precisava “cuidar de Pedrinho dentro da barriga”. Fiquei internada de imediato.  Sangramento estancado na segunda e a esperança de voltar para casa para cuidar dos meus filhotes.  Terça feira 17, ainda no hospital, o sangramento se inicia repentinamente.  Menos de uma hora depois Pedrinho já havia nascido. O meu obstetra e meu esposo viabilizaram tudo às pressas. Sala de cirurgia, médicos apreensivos com a possibilidade da esterectomia e hemorragia mas, graças a Deus, e para surpresa dos médicos,  tudo ocorreu bem. Pedro nasce respirando, mas logo em seguida passa para o respirador e aí se iniciam os próximos 29 dias de UTIN.   Ai, ai... início também de noites sem dormir aguardando notícias do pequeno.  Noites a dentro de conversas profundas com Deus e meus porquês.  A volta pra casa de mãos vazias dois dias depois do parto. E quando chego em casa dou de cara com a vizinha descend as escadas com seu bebê nascido há uma semana.  Ainda na acreditava que que tudo aquilo tava acontecendo comigo. Só fui visitar Pedro na UTI  quase 48 horas depois, isso quando eu ainda estava internada, pois  achava que não conseguiria suportar vê-lo.  Depois de uma noite de choro copioso, despertou uma leoa que não imaginava que existia. Agora não tinha mais como negar, estava acontecendo,  precisava lutar. Não existiria tempo de "resguarde". Tive que estar lá todos os dias e acompanhar de perto meu pequeno.  Foi preciso voltar logo a dirigir, sem tempo pra manhas. Pedro precisaria de uma mãe inteira. Estive lá todos os dias pra segurar suas mãozinhas e niná-lo, mesmo sem poder segurá-lo em meu colo. Foram muitas conversas só nós dois. Sabia que ele estava me escutando, reconhecendo minha voz, até que na segunda semana foi possível segurá-lo pela primeira vez em meus braços.  Nem acreditei: "posso mesmo?".  E então Pedro surpreendeu a todos: pegou o peito antes das 34 semanas, que é o previsto para iniciar o reflexo de sucção, nada de infecções ou complicações.. .. apesar de ter sido entubado por dois dias na primeira semana.  Situação que inicialmente nos angustiou, mas ao vê-lo respirando tão confortavelmente,  ficamos mais tranquilos. O pai também recuperando o peso junto com Pedro (rrsss), após perder uns 4 kg na correria pra cuidar de nós. Tadinhos dos pais, nem lembramos deles nesses primeiros momentos,mas companheiros presentes são fundamentais.  Imagino as mulheres que passam por dificuldades sozinhas, são guerreiras em dobro. Uma rede de apoio é imprescindível.  Precisamos da família,  dos amigos nessa hora. Ufaaa!! A pediatra nos dá uma notícia: temos um problema novo a resolver: como evitar a fumaça das fogueiras de São João, pois PEDRO RECEBERÁ ALTA EM MENOS DE UMA SEMANA! !!!” Resolveremos isso com o maior prazer doutora”.... correndo pra casa pra preparar a chegada do pequeno.  Agora é real, a certeza se sobrepõe à esperança e ao medo que tentávamos esmagar, o medo que esse dia demorasse a chegar, ou, como vi acontecer com outras famílias,  que nem pudesse chegar.  A vida venceu!!! A fé venceu!!! Esse é só o início de uma grande caminhada de lutas, vitórias e aprendizados!! Logo mais iremos às cenas dos próximo capítulos. Só sei que a cada dia me sinto cada vez mais agraciada, uma "mãe mais que especial! ". 

2 comentários:

  1. Emocionante. Deus com certeza esta no camando de sua vida e de sua família Mércia. Que Ele continue te abençoando e enchendo de sucesso a vida do pequeno Pedro, que também é um guerreiro. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Amém Rozangela. Obrigada pelas palavras e seja também abençoada. Com certeza, Ele que nos fez vencer. bj

    ResponderExcluir